Limpando cópias de segurança do WhatsApp

O app mais usado para comunicação é também um dos que mais ocupa espaço no seu smartphone. Fora os vídeos que recebidos e enviados, existem arquivos de backup das conversas que, dependendo do volume de texto, podem ocupar bastante espaço desnecessário. Isto porque o WhatsApp realiza cópias de segurança de todas as suas conversas (mesmo aquelas conversas que já você já limpou dentro do app, podem sim ir parar na nuvem).

Para ganhar algumas dezenas ou centenas de megabytes, você precisa abrir o gerenciador de arquivos do seu sistema. Caso não encontre, recomendo o File Manager da Asus (que possui recursos interessantes, sem anúncios). Para proceder com esta limpeza manualmente, acesse o Armazenamento interno do dispositivo (aquele que logo chega ao limite em alguns modelos), onde você achará uma pasta chamada WhatsApp (ou WhatsApp Business), e dentro desta, a pasta Databases (onde os arquivos estão). Mantenha o arquivo msgstore.db.crypt12 (conforme a imagem acima), e selecione todos os outros (que têm datas nos seus nomes) para a exclusão.

Proceda com cautela e por sua conta e risco ao excluir arquivos de dados do seu smartphone. É muito importante que você não apague o arquivo msgstore.db.crypt12 (do contrário, suas conversas serão apagadas). Exclua os demais arquivos e pronto, espaço liberado!

Como técnico, já fiz esta limpeza várias vezes em diversos aparelhos Android sem qualquer problema. Caso não sinta segurança em fazer esta limpeza, entre em contato para uma sessão de suporte remoto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s